1ª Visita Guiada dos Plantadores de Água na Serra das Areias
A primeira Visita Guiada realizada pelos Plantadores de Água foi um sucesso. Não poderia ser diferente em um local com tantas belezas como é a Serra das Areias. Para quem não conhece, a serra tem a maior parte da sua área em Aparecida de Goiânia e contempla cerca de 17% da área total do município. São cerca de 2890 hectares com mata nativa, grutas e cachoeiras.
O grupo se encontrou primeiramente em local de fácil localização, ainda na parte urbana da cidade, de lá seguiram para uma chácara bem do lado da serra. Local protegido e bem cuidado pelo Sr. Wilson. Após a apresentação do projeto e das recomendações sobre a trilha, o grupo formado por cerca de 50 pessoas e guiado pelo membro do projeto, Ernesto Augustus, partiu as 8:30 da manhã, sob um sol forte e céu azul, seguindo sua caminhada. Ao longo do percurso foram dadas informações pontuais sobre a Serra e o que iriam encontrar pela frente. Após subida um pouco mais forte o grupo chegou ao ponto de sua primeira parada, um mirante, com um visão bem privilegiada da Serra das Areias e de alguns locais como o Morro Feio, Nova Fátima e Aragoiânia.
Após a pausa para fotos e hidratação o grupo seguiu em uma descida um pouco mais íngreme, cuja direção inicial eram duas das três cachoeiras conhecidas como 3 Marias. Infelizmente tivemos de mudar de plano por conta do cansaço de algus participantes, o que é natural em uma trilha como essa, e desviamos então para a cachoeira Garganta do Guará, ou Cristal como muitos a conhecem. Ainda havia mais uma atração para visitarmos e essa cachoeira serviu como base para aqueles que estivessem mais cansados pudessem recuperar as energias para depois seguir a caminhada de volta para o local onde deixamos os carros.
A última atração foi uma piscina natural que pode ser acessada numa caminhada de cerca de 1,5 Km. Um local muito aprazível e belo, com bastante sombra e uma água fria. Muitos corajosos decidiram entrar e aproveitar aquele belo local, outros tiraram apenas fotos e alguns apenas descansaram. A área é propriedade particular mas ainda com acesso livre. Infelizmente algumas pessoas sem nenhuma consciência tem deixado lixo na área, cortado cercas, depredado árvores com marcações em seus troncos, em alguns casos até cortado vegetação. Conversamos por alguns minutos com o Sr. Joel, proprietário de terras nas proximidades que disse que se a atitude de alguns visitantes não mudar, eles serão obrigados a proibir a entrada de pessoas na área. Ou seja, no fim todos saem prejudicados. A intenção de visitas como essa que fazemos é a de justamente tentar criar essa relação de turismo com preservação, despertando a consciência em mais pessoas para que essas espalhem a semente do cuidar.
Depois das energias revigoradas em um local tão belo, botamos o pé na trilha e voltamos novamente para a cachoeira Cristal, onde encontramos aqueles que ali ficaram descansando. Recarregamos a água no riacho próximo e partimos de volta para nosso ponto de partida, num sol forte de meio dia. Todos cansados mas muito felizes pela manhã proveitosa e de muito conhecimento em um local urbano pouco conhecido, de muita beleza e que precisa ser preservado a qualquer custo. Que venham as próximas!
O projeto Visitas Guiadas busca promover a interação homem x natureza no ambiente urbano, buscando uma relação que traga benefícios para ambos e que no fim das contas gera consciência ambiental e também políticas públicas que possam ser desenvolvidas para que de fato esses locais sejam protegidos e cuidados por todos.
As visitas acontecem em áreas da região metropolitana de Goiânia e variam do nível fácil até o nível mais técnico, que exige mais preparo. Claro que em nenhuma das situações as pessoas são colocadas em risco.
Para mais informações clique aqui