A importância do contato com a natureza para o bem-estar do indivíduo. Minha opinião
Por Alice Padilha*
Desde o início da pandemia não ando saindo tanto de casa como de hábito. Minha rotina mudou, tudo virou do avesso e tive que me adaptar a uma nova realidade. Acredito eu que, para a grande maioria das pessoas, também não deve ter sido um momento fácil. Vários estudos foram e continuam sendo feitos sobre a saúde mental durante o período pandêmico. Inclusive participei da realização de um, e fiquei impressionada com a quantidade de adolescentes, que assim como eu, tiveram sua saúde mental abalada em razão do momento que estamos passando. Isso não influencia somente na saúde psíquica do indivíduo, mas em todo âmbito do bem-estar desse, pois, sem uma mente saudável, o corpo, os hábitos, a rotina, o social, o familiar e tudo o que abrange o significado de bem-estar do sujeito, também é prejudicado.
Nunca foi tão importante cuidar do bem-estar, por isso achei extremamente indispensável a ação dos plantadores nesse domingo (13/02). Eles não só plantam água, mas também o bem-estar da população, não somente na esfera ambiental, mas na social, familiar, física, psicológica e emocional. Muitos estudos foram feitos desde o início do século XX, sobre bem-estar, e alguns focam exclusivamente na relação homem-natureza, e em como isso beneficia a saúde mental e emocional do indivíduo. É de extrema importância esse contato desde o começo da infância, para que o cuidado, preservação, contemplação, interação e descoberta do meio ambiente, aconteça desde cedo e se torne algo natural, lúdico e satisfatório para a criança. O que é incentivado pelo projeto, que conta com diversas crianças e adolescentes participando, é uma abertura de novos horizontes, experiências e descobertas para eles. Já que não são todes que conhecem as inúmeras espécies de plantas, presentes no nosso bioma que é tão rico, o Cerrado.
Esse projeto abre não somente os horizontes de grandes possibilidades para as crianças e adolescentes, mas todes os participantes, mais velhos ou mais novos, aprendem de alguma forma com ele, seja por novos desafios, novas realidades ou novas experiências, independente do tempo no projeto. Fico feliz em ter participado da ação desse domingo. Eu me senti extremamente conectada com a natureza, comigo mesma e com as pessoas a minha volta, o que eu não vinha sentindo com tanta habitualidade, desde o começo do isolamento social. Além disso me senti revigorada, fazendo muito bem a minha saúde mental esse momento de contemplação e preservação da natureza. Acredito que não somente eu me sinta dessa forma, porque além de fazer bem para o meio ambiente estarmos preservando, plantando árvores e consequentemente água. Conhecer nosso bioma, que é tão singular e rico, também nos faz bem, e isso é muito importante.
Estamos plantando uma semente de cuidado com a natureza, e também estamos colocando junto a ela o nosso autocuidado, para que possamos colher os frutos no futuro, de uma realidade melhor e mais saudável. E temos que continuar preservando e cuidando, com muito trabalho em equipe, com a ajuda de todes, conseguiremos fazer a nossa parte por um meio ambiente mais saudável e para um futuro melhor. A união faz a força e nesse momento de tanta degradação, essa frase faz ainda mais sentido. Por isso continuemos com a luta em prol daquilo que nos foi dado e que precisamos preservar, para plantar uma semente para um amanhã próspero.
* Alice Padilha é a mais recente integrante dos Plantadores de Água.