Plantadores de Água, em parceria com projeto Tampatas, realizam o plantio de mais 250 novas mudas

 

Aos poucos, o Parque Municipal Vereda dos Buritis, em Goiânia, vai saindo do papel e ganhando forma. E isso graças à determinação e a boa vontade de um grupo de voluntários do coletivo Plantadores de Água, galera que já se acostumou a trocar o descanso do fim de semana pelo trabalho pesado.
Formado por profissionais de diferentes áreas, o grupo se reuniu com o objetivo recuperar e preservar áreas de nascentes e de recarga de água em Goiânia e no interior do Estado. Somente no Residencial Vereda dos Buritis, onde se situa o Parque Municipal de mesmo nome, o Plantadores de Água já foi responsável pelo plantio de quase 900 mudas de espécies nativas do Cerrado.


A ação mais recente nessa área foi realizada no último sábado, 30/01, quando os voluntários do Plantadores de Água se uniram aos do projeto Tampatas e fizeram o plantio de 250 novas árvores, na esquina da Av. Montreal com a rua VB 17.
Nessa região estão presentes diversos olhos d’água e nascentes que mais abaixo contribuem para formar o Córrego Santa Rita, um dos vários que atravessam o município de Goiânia.

Mãos à obra

As atividades tiveram início por volta das 8 horas da manhã e prosseguiram até às 11h30. O plantio marcou o início da parceria entre o Plantadores de Água e o Tampatas, que se comprometeu a plantar uma muda de árvore para cada castração realizada com o dinheiro arrecadado a partir da venda das tampinhas de plástico.
Vale destacar que a soma de esforços entre dois projetos é de fundamental importância para a sociedade e do ponto de vista ambiental. Além de reduzir a superpopulação de cães e gatos em situação de rua com seu programa de castração, o Tampatas impede também que toneladas de plástico sejam descartadas pela população, poluindo os córregos e rios ou sobrecarregando o aterro sanitário de Goiânia.
 
Medidas de proteção

Antes do plantio, a coordenação geral do Plantadores de Água orientou a todos sobre as medidas de segurança para evitar a proliferação da Covid-19. Todos os participantes usaram álcool em gel, máscaras o tempo todo e o tradicional café da manhã compartilhado teve que ser cancelado para evitar aglomeração.  

Espécies nativas

Cerca de 35 pessoas participaram das atividades. Entre as espécies plantadas no local haviam o jacarandá mimoso, sangra d'água, ipês, aroeira pimenteira, cagaita, cega-machado, amburana, chichá, baru, guapeva, mandiocão, pau formiga, oiti e quaresmeira. Parte das mudas foram doadas pela Amma (Agência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia), responsável também pela roçagem da área e por furar os berços que receberiam as novas árvores.

Conheça um pouco dos Plantadores e do Tampatas

A história e o objetivo dos projetos Plantadores de Água e do Tampatas guardam muitas coincidências. Ambos surgiram no mês de outubro. O Tampatas em 2018 e o Plantadores, em 2019. Os dois sobrevivem graças ao apoio de voluntários e sua proposta de trabalho tem como foco a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida.
>> Plantadores de Água - Já foi responsável pelo plantio de cerca de 2.100 mudas de espécies nativas do Cerrado, em Goiânia e no interior do Estado. As ações priorizam áreas públicas e privadas onde existam olhos d’água ou nascentes degradadas, de forma a recuperá-las com o reflorestamento das matas ciliares ou galerias.  
Essa manutenção das mudas no que ocorreu no dia 30 já é a terceira atividade do Plantadores de Água em 2021. No dia 10 de janeiro, o grupo plantou 320 mudas às margens do Córrego Bananal, no Residencial Talismã. E no dia 23/01 promoveu uma Visita Guiada na região das nascentes do Córrego Santa Rita, no Residencial Vereda dos Buritis.
>> Tampatas – De outubro de 2018 até dezembro do ano passado, o Tampatas patrocinou a castração de 515 cães e gatos da região metropolitana de Goiânia. Os recursos vieram da comercialização das quase 50 toneladas de tampinhas de plástico arrecadadas pelo projeto. Hoje, existem na Capital mais de 200 pontos de coleta.
Com sua iniciativa, além de evitar a proliferação e o sofrimento dos animais em situação de abandono, o Tampatas também dá uma contribuição valiosíssima para o meio ambiente, impedindo que as tampinhas cheguem ao leito dos córregos e rios ou ao aterro sanitário.

Galeria de Imagens


Você sabia que é possível contribuir para que o grupo Plantadores de Água se fortaleça e possa cuidar ainda melhor das áreas plantadas? Clique aqui e acesse nosso link para fazer uma doação ou se tornar um assinante do nosso Clube de Benefícios!