Plantar mas não cuidar

Já ouviu falar de pessoas, grupos ou empresas que prometem plantar centenas ou milhares de árvores em um curto intervalo de tempo? Então, nada contra, o problema é quando o plantio é realizado mas ninguém cuida. Plantar não é simplesmente se cavar um buraco, o chamado berço, depositar a muda e dar as costas. Dependendo do tamanho da muda, pelo menos 2 anos de manutenção são necessários para que ela se torne um ser vivo autônomo que é capaz de retirar da terra a água e os nutrientes que necessita, sem a ajuda do ser humano.

Plantar é antes de mais nada é um ato de amor, é querer fazer o bem sem olhar a quem. Nos dias atuais o reflorestamento no ambiente urbano tem se tornado ainda mais indispensável. Com tanta árvore caíndo ou sendo substituidas por ruas ou loteamentos, é mais do que necessário o resgate da qualidade de vida na cidade, não só para seres humanos, mas para outras plantas e animais. O problema é que o ambiente urbano é hostil, são vários as ameaças que rodeiam as mudas plantadas, dentre as quais destacamos o vandalismo, furto, os incêndios, insetos, adubação insuficiente e por fim a estiagem.

Dizer que se plantou mil, cinco mil ou dez mil mudas pouco vai importar se não forem utilizadas medidas para se manter essas mudas. Pode parecer exagero mas sem cuidado, as chance de 10 mil mudas morrerem é imenso. Portanto, vamos plantar, mas também vamos cuidar!

Galeria de Imagens


Você sabia que é possível contribuir para que o grupo Plantadores de Água se fortaleça e possa cuidar ainda melhor das áreas plantadas? Clique aqui e acesse nosso link para fazer uma doação ou se tornar um assinante do nosso Clube de Benefícios!