Educação Ambiental

Educação Ambiental

Consciência

A Educação Ambiental é fundamental para a transformação da sociedade

A combinação do crescimento desordenado das cidades, desmatamento, crescimento populacional,  hiper-materialismo, consumo generalizado de combustíveis fósseis e desenvolvimento tecnológico intensivo baseado no carbono, foi a principal causa do processo de aquecimento global dos últimos 50 anos (Dias, Castro, Seoane, & Camargo, 2009). Segundo o Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA), é de extrema importância e urgência, não só os governantes, mas também todos os cidadãos, mudar a postura  em relação ao meio ambiente, com o objetivo de diminuir o impacto e a influência antrópica nas mudanças climáticas globais. Sem dúvida é um  grande desafio, pois existe uma falta de conhecimento claro entre o fenômeno das mudanças climáticas e a relação com o dia-a-dia das pessoas (Tamaio, 2010).

Neste contexto, a Educação Ambiental (EA) configura-se como sustentáculo para o alcance de uma abordagem crítica e transformadora do tema, possibilitando em um futuro próximo a massificação do esforço de mobilização e intensificação das ações da sociedade civil, que alertem aos dirigentes do mundo sobre o papel que devem desempenhar na condução desse desafio emergente.

Essa proposta é baseada nos pressupostos e conceitos do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global (TEASS) e os pressupostos pedagógicos da Declaração Internacional de Educação Ambiental . As atividades também pressupõem o conceito de educação ambiental holística, visando à transformação e aperfeiçoamento do indivíduo, além do entendimento dos fenômenos naturais de forma integral(Weil, 1991) e, portanto, à busca de alterações comportamentais, éticas e de valores devidas a ganhos cognitivos, de habilidades e do envolvimento emocional com os ecossistemas.

O Projeto Plantadores de Água está contribuindo de forma efetiva para mudar a realidade de nossa cidade, plantando, recuperando áreas degradadas, aplicando a educação ambiental e colaborando assim para uma cidade mais verde, com maior qualidade de vida e com uma sensível melhora nas condições climáticas. Realizamos um trabalho de conscientização da comunidade próxima a área de plantio, de forma a haver uma efetiva mobilização e consequentemente o surgimento de guardiões que possam cuidar do local recuperado para se sentirem parte da mudança.

Dê sua contribuição, seja se voluntariando ou através do seu apoio financeiro! Ajude a gente a criar a cultura da preservação nas cidades.

Contribua