Mulheres e o meio ambiente: ecofeminismo e as relações da mulher com a sociedade e o meio ambiente

Por Alice Eduarda

O dia de hoje é muito significante para todas nós mulheres, pois, é um dia que nos lembra de toda a nossa existência, resistência e luta durante esses séculos, para chegarmos onde estamos hoje e onde precisamos chegar no futuro. Nos lembra de tudo que passamos lá atrás e do que ainda passamos diariamente (O que diga-se de passagem, não é nada fácil).  Se engana quem pensa que o patriarcado e a imagem da mulher como o "sexo frágil" vem da "época das cavernas" e que evoluímos muito no ponto de vista social, obviamente que com a chegada das tecnologias e o passar de anos, tivemos sim um grande avanço tecnológico, ideológico, político e até mesmo social. Porém, lá atrás na pré-história, diferente do que costumamos pensar, a mulher não era considerada "frágil" ou sua função na sociedade era exclusivamente casar e ter filhos, longe disso, nós mulheres exerciamos um papel fundamental para a sociedade na época, eramos responsáveis, junto aos homens, em caçar, fabricar armas e facas, produzir alimentos e cerveja, além de termos sido as precursoras da agricultura, descobrindo as plantas adequadas , os métodos corretos de cultivo e construindo ferramentas para preparar o solo e armazenar a colheita.

No entanto com o passar do tempo, a sociedade foi tornando-se cada vez mais restrita em relação ao papel feminino dentro das civilizações, onde só podíamos ser mães e esposas, com exceção das mulheres mais pobres que trabalhavam junto aos seus maridos. Tinham sim muitas mulheres médicas, trabalhando em cargos na administração do estado, mulheres nas ciências e em muitas outras funções no Egito antigo por exemplo, ou as mulheres espartanas na Grécia antiga que podiam estudar até os dezoito anos (Infelizmente elas tinham que se casar após o término dos estudos) com o surgimento do cristianismo no século IV d.C passou a ser raridade ver mulheres exercendo esses trabalhos ou estudando. A violência contra corpos femininos após a ascensão do cristianismo foi assustadora, principalmente durante a inquisição, um período que durou centenas de anos, no qual diversas mulheres foram torturadas e brutalmente mortas, por não cumprirem o que era esperado delas pela sociedade, pelo Estado e pela igreja.

Durante séculos fomos proibidas de estudar, votar, ter uma profissão, termos direito de escolha sobre nossas próprias vidas e corpos e diversas outras coisas que foram e ainda nos são negadas em pleno século XXI. Como disse anteriormente, conquistamos sim muitas vitórias ao longo de todos esses séculos, entretanto ainda temos que lutar muito, pois ainda tem muitas mulheres sofrendo por nossa sociedade ainda muito patriarcal. Mas como assim? O que vocês mulheres querem? (Vocês devem estar se perguntando).Bem, vou explicar, nós mulheres lutamos por equidade de direito, isso mesmo, não igualdade. Qual a diferença? Igualdade é todes terem os mesmos direitos e já equidade são cada um ter seus direitos garantidos de acordo com o que necessite. Ou seja, eu enquanto uma mulher cis, de dezessete anos, branca, de classe média, que mora em área urbana, preciso de certos direitos garantidos, que por exemplo uma mulher, negra, trans, pobre e periférica precise de muitos outros direitos, que eu por exemplo não preciso, deu para entender? Então, nós mulheres lutamos por equidade de direitos, não queremos ser iguais aos homens ou ter os mesmos direitos que eles, já que sabemos, como meu exemplo acima, que cada um de nós precisamos de certos direitos de acordo com a nossa necessidade. E qual é a razão do feminismo acreditar na equidade? Eu sei que pareço estar falando grego, e de assuntos muito profundos e complexos, mas aguarde que chegaremos lá e você vai ver que não é tão complicado assim.

Primeiramente, vou explicar de forma bem simples o que é o feminismo, que mais tarde voltaremos nele. Então, em suma, feminismo é um movimento social criado por mulheres, para mulheres,  com o intuito de reivindicar a nossa equidade de direitos civis, políticos, sociais e jurídicos. Só lembrando que feminismo não é contrário de machismo e que o movimento não quer a supremacia feminina (longe disso), só querem a equidade de direitos. Agora indo a chave da pergunta, por que o feminismo tem como pauta a equidade? Para ser mais objetiva, dentro do movimento feminista, há diferentes  vertentes e recortes, está parecendo que estou complicando tudo, porém vamos lá,  dentro do movimento a diversas vertentes, ou seja, linhas de pensamentos, cada uma tem seus recortes. Os recortes são por exemplo,  raça, gênero, identidade de gênero, orientação sexual, classe social, o lugar onde essa mulher mora, a idade, se ela é mãe ou não, o corpo, a nacionalidade, e diversos outros recortes. Por que eles existem? Bom, eles existem com o intuito de saber a realidade e a singularidade de cada mulher e saber o que ela precisa, ou melhor dizendo, dos direitos que ela necessita, o que se encaixa na equidade que falamos lá atrás, que os direitos tem que ser garantidos de acordo com as necessidades daquele indivíduo, muito bacana, não é? Continuando, as vertentes já são linhas de pensamentos, que vão de acordo com os recortes, exemplo, dentro do feminismo existe o feminismo negro, que é uma linha de pensamento voltada para as mulheres negras e que  utilizam os recordes de raça, classe social e outros. Deu para entender? No começo é bem complexo e complicado mesmo, mas depois vai ficando mais fácil de entender. Ou seja, o feminismo acredita na equidade porque cada mulher tem uma realidade completamente diferente  uma das outras, é por esse motivo que cada uma tem que ter os direitos de acordo com a sua realidade, se formos por exemplo dar para todas as mulheres os mesmos direitos de uma mulher cis, branca,  heterossexual,  rica e etc, várias mulheres vão ter seus direitos negligenciados, fora do seu alcance. Por isso que é tão importante assegurar a equidade de direitos, o que ainda hoje infelizmente não é feita da maneira desejada e eficaz.

Mas onde eu quero chegar com isso, pois bem,  falamos de muita coisas, porém onde está o meio ambiente nessa história? É sobre o que vamos falar agora, sobre o meio ambiente e a mulher, e para isso precisamos falar da violência que ambos sofrem pelo patriarcado, e é aqui que entra novamente o feminismo, mais especificamente o ecofeminismo, que é uma das vertentes do movimento. O ecofeminismo trabalha com a ideia de que a estrutura que sustenta a exploração da natureza é a mesma que oprime as mulheres. Em  consequência da exploração do meio ambiente,  surgem os desastres ambientais, que têm como principais vítimas mulheres, já que a grande parte das pessoas atingidas por esses desastres são famílias pobres que, em sua grande maioria, tem como chefe da família, mulheres, que perdem tudo nessas tragédias. Dessa forma um dos reflexos é a insegurança alimentar, já que, por perderem tudo, não tem o que comer todos os dias ou não tem nada para comer. Em casas chefiadas por mulheres, o número de situação de insegurança alimentar costuma ser o dobro do que em casas chefiadas por homens. E os números só aumentaram com a chegada da pandemia. Isso se deve, porque mulheres  ainda  recebem menos que os homens, além de que muitas delas são mães solteiras, ou seja, não possuem ajuda de um/uma/ume parceiro/parceira/parceire  e da família e soma-se ainda a pandemia que desempregou milhares de mulheres.

Voltando a falar de alimentação, na sociedade, com a degradação do solo a seca e diversos outros fatores, as mulheres que são a maior parte na agricultura familiar (de onde vem praticamente tudo que está na nossa mesa), acabam perdendo as safras, gerando um aumento no preço dos alimentos e aumentando ainda mais os números insegurança alimentar, tanto para as pessoas mais pobres como para essas agricultoras. Falando agora de desastres naturais e poluição, eles afetam e muito a saúde da mulher, não só a esterilidade em casos graves, mas também o adoecimento da saúde mental, causando depressão, ansiedade, crises de pânico e outros transtornos psicológicos. Transtornos alimentares e em muitos casos o suicídio. Fazendo um recorde aqui para mulheres indígenas e quilombolas que vem sofrendo diversos ataques do governo atual, com o genocídio da população indígena e negra ( que acontece desde a colonização do país), assassinados brutais de mulheres negras e indígenas, falta de direitos garantidos como a demarcação de terras indígenas e quilombolas, que são por direito delas, já que as terras são dessas pessoas há séculos, onde elas  ajudam a preservar o meio ambiente, além de resgatar suas identidades e ancestralidade, o que é de extrema importância e querem tirar isso delas.

As mulheres, tanto indígenas quanto quilombolas estão sempre à frente dos protestos, reivindicações de direitos e etc, além de estarem à frente também na preservação e cuidado do meio ambiente. Falando um pouco sobre a violência dos corpos negros e indígenas femininos, ela também acontece desde a colonização, fazendo milhares de  vítimas todos os anos, muitas vezes fatais. O que é revoltante, pois sabemos que as mulheres que sofrem  mais violência doméstica e sexual, feminicídio e homicídio são as mulheres negras, os dois fatores que mais influenciam para os grandes números, é a raça e o gênero, infelizmente ainda no século XXI vemos uma violência velada contra os corpos femininos principalmente os negros, indígenas e transgenero. O que me entristece e me revolta enquanto mulher, pois, saber  que nós somos vítimas de uma sociedade que não nos respeita, não nota a maioria de nós e o que passamos diariamente, e que simplesmente mata muitas mulheres a sangue frio, sem nenhum tipo de medida tomada por parte dos órgãos que deveriam proteger, o que me faz pensar que a justiça é para poucos e não está ao lado da vítima e sim do agressor. A sociedade sempre esteve e parece que ainda continua ao lado do patriarcado que esmaga cada uma de nós, de formas diferentes e com muitas até mais violentas que as outras, me faz pensar no futuro e em como vai ser para as meninas e mulheres do amanhã, só torço para que seja melhor do que foi ontem e do que é hoje.

Como vimos nós mulheres somos as mais afetadas pela degradação do meio ambiente, por isso cabe a nós enquanto mulheres e a todas as outras pessoas enquanto sociedade,  que ajudemos a cuidar e preservar a natureza, pois plantamos uma semente para o amanhã e não falo somente na questão ambiental, mas também na social, política e de saúde, pois como vimos todas as consequências da falta de cuidado com o meio ambiente, casou e pode causar ainda mais danos a nós mulheres, por sermos as principais vítimas de desastres, tragédias ambientais, além de mudanças climáticas e da  poluição. Então por favor, mulheres que estão lendo esse texto agora, é para o bem de todas nós, vamos semear o amanhã e proteger o que é nosso e que queremos que continue sendo das nossas, se plantarmos hoje a semente ela nasce amanhã para as nossas filhas, netas, bisnetas e toda a nossa futura geração de mulheres. Vamos a luta hoje por um lugar melhor para todas nós amanhã,  não se cansem e não desistam mulheres, todo esse trabalho e luta vai valer a pena, a diante!

Parabenizo a todas as plantadoras de água, que sempre estão nas ações em peso, que estão plantando uma semente para um amanhã melhor as nossas. Um feliz dia também para todas as mulheres que fizeram e fazem e nossa sociedade um lugar melhor, as que lutam todos os dias para um futuro melhor para suas famílias para levar o alimento para casa, que ralam todos os dias, para as que lutam e fazem aquilo que acreditam , para todas as que lutam pelo que é seu de direito. Um feliz dia das mulheres a todas nós, meninas mulheres,  porque merecemos. Parabéns a todas que trabalham com a terra, na agricultura familiar levanto alimento a mesa de nós brasileiros, para as mulheres indígenas, quilombolas, que ajudam a preservar a nossa terra e que possuem um conhecimento ancestral. Deixo meus parabéns a todas e o meu muito obrigada, não me esqueci de nenhuma de vocês, todas são muito importantes e merecem os parabéns pelo nosso dia, parabenizo também as mulheres da minha vida. E saibam nenhuma de vocês está sozinha, nunca estarão. Feliz dia das mulheres a todas nós e não paremos de lutar, esse dia é para nos lembrar que a luta continua, e ainda há muito  a conquistar. Obrigada a todes que leram até aqui e não se esqueçam de desejar feliz dia da mulher as mulheres das vidas de vocês, elas merecem.

“Toda vez que uma mulher se defende, sem nem perceber que isso é possível, sem qualquer pretensão, ela defende todas as mulheres.”

Maya Angelou

Galeria de Imagens


Você sabia que é possível contribuir para que o grupo Plantadores de Água se fortaleça e possa cuidar ainda melhor das áreas plantadas? Clique aqui e acesse nosso link para fazer uma doação ou se tornar um assinante do nosso Clube de Benefícios!