Plantar no ambiente urbano exige dedicação e recursos

Reservar um tempo em algum dia no final de semana para plantar árvores típicas da região onde mora, para compensar um pouco da destruição causada no ambiente urbano é um capricho ou está muito além disso?

Qual o nível de importância que a população dá a essas ações? Você estaria disposto a encarar, 3, 4 horas de plantio sobe sol ou chuva e depois ainda realizar manutenção periódica dessas mudas, muitas vezes com um nível de esforço igual ou superior ao do dia do plantio?

Quando criança, eu costumava passar por locais que abrigavam matas bonitas, de árvores frondosas e sadias. Eram locais que eu imaginava que ficariam para eternidade, dada a sua beleza, imponência e importância para o aquela região. Infelizmente eu estava enganado! A maioria desses lugares hoje são só lembrança. Aquelas belas árvores foram substituidas por moradias, comércios, industrias e até ruas. Infelizmente essa é um dos efeitos colaterais do crescimento urbano. As cidades funcionam como máquinas de matar florestas, águas, animais. É possível mudar?

Felizmente, existe uma luz no fim do tunel. Cada vez mais pessoas tem notado que a recuperação e conservação de áreas verdes só traz benefícios, para todos. Pensar coletivamente nesse sentido é fundamental e é louvável ver grupos unindo pessoas em prol de uma causa tão necessária.

Como dito acima, não é algo fácil, exige pessoas, esforços e por fim exige recursos financeiros. A parte do plantio é a mais barata, por incrível que possa parecer. as manutenções são as mais onerosas e levam em conta: mão de obra voluntária ou não, roçagens, coberturas, adubos, controle biológico, irrigação.

Por isso a contribuição financeira para esses grupos é de fundamental importância. Não basta aplaudir e elogiar esses belos trabalhos. Para sua solidez e continuidade, contribuir é questão de vida ou morte.

Para contribuir com o projeto do Plantadores de Água, acesse nosso link de doação clicando aqui. As doações podem ser feitas apenas uma vez ou você pode assinar o nosso clube de benefícios.

Galeria de Imagens


Você sabia que é possível contribuir para que o grupo Plantadores de Água se fortaleça e possa cuidar ainda melhor das áreas plantadas? Clique aqui e acesse nosso link para fazer uma doação ou se tornar um assinante do nosso Clube de Benefícios!