Voluntários se unem para mais uma manutenção de plantio

Na manhã deste domingo, 31/10, um grupo de voluntários se reunirão mais uma vez para uma nova ação de cuidados com a área de plantio no Vereda dos Buritis em Goiânia. A ação acontecerá das 7h30 às 11h00.

A ação é promovida pelo Plantadores de Água, que há um ano trabalha para recuperar a área que protege as nascentes na região. A agenda de trabalho do dia inclui replantio por semeadura direta de espécies nativas do Cerrado, roçagem do capim, limpeza de resíduos na área e identificação de berços, que visa um melhor controle da evolução das espécies no local.

Participação
Para participar, é só chegar e se unir ao animado grupo. Caso queira participar do café da manhá coletivo, leve um lanche para compartilhar entre todos. Não esqueça de levar um par de luvas, garrafinha de água e da máscara. Os organizadores da ação também orientam sobre o distanciamento social, necessário em tempos de pandemia, para maior segurança de todos.  

Ações constantes
Ao longo do ano de 2021 o grupo já realizou cerca de 15 ações. O calendário de atividades de 2021 começou no dia 10 de janeiro quando foi realizada uma ação de reflorestamento, às margens do Córrego Bananal, no Residencial Talismã. Nesse dia, foram plantadas 320 novas árvores. A última ação aconteceu no dia 17 de outubro, foi a etapa final de alargamento, calagem e adubação dos berços numa área pública no setor 3 Marias, bem próxima a nascente do córrego Pindaíba. Essa é uma das ações a serem realizadas em conjunto com o VIII Workshop Internacional Sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável em Bacias Hidrográficas

Sobre o Plantadores de Água
O Plantadores de Água surgiu em outubro de 2019 a partir da união de cinco profissionais de diferentes áreas que já atuavam individualmente em prol do meio ambiente. A primeira ação do grupo foi o plantio de 250 mudas nativas na área onde está situado o Parque Municipal Vereda dos Buritis, próximo aos Bairro Eldorado e Setor Rio Formoso. Nesses meses de existência, o Plantadores de Água já plantou cerca de 3.000 mudas de espécies típicas do Cerrado, contemplando diversos locais de Goiânia, incluindo nascentes na Vila Rosa, Setor Três Marias e Residencial Goiânia 2, além de um sítio em Abadia de Goiás.
A prioridade das ações são áreas públicas e privadas onde existam olhos d’água ou nascentes degradadas, de forma a recuperá-las com o reflorestamento das matas.  

SERVIÇO
Manutenção de plantio – Residencial Vereda dos Buritis (Parque Municipal Vereda dos Buritis)
Data: 31/10/2021 (domingo)
Horário: Das 7h30 às 11h00
Local: Av. Montreal, esquina com Rua VB 3, Residencial Vereda dos Buritis
Informações: (62) 9 9917.7096 (Meirinalva)
             (62) 9 9138.0789 (Ernesto Augustus)

Galeria de Imagens


Você sabia que é possível contribuir para que o grupo Plantadores de Água se fortaleça e possa cuidar ainda melhor das áreas plantadas? Clique aqui e acesse nosso link para fazer uma doação ou se tornar um assinante do nosso Clube de Benefícios!